O posicionamento adequado na execução de qualquer atividade previne posturas viciosas, sendo o ponto de partida para conseguirmos efetuar treinos que favorecem a independência, além de trazer inúmeros benefícios motores, cognitivos, sociais e clínicos, como melhora da respiração e do sistema digestivo.
Na paralisia cerebral, encontramos a dificuldade do controle postural e a permanência de atividades reflexas, tornando-se necessário promover a inibição de padrões anormais de movimentos, buscando, com isso, um melhor controle dos mesmos por parte do paciente.
A postura funcional sentada visa a melhora da coordenação viso-manual e da atenção ao ambiente, possibilitando também um nível de alerta mais efetivo aos estímulos externos.
A atividade de alimentação é uma atividade social, de subsistência, e que gera auto-estima. Não se deve privar o indivíduo com paralisia cerebral de participar desta troca, apenas devem ser observadas as orientações dos profissionais habilitados, para que a alimentação ocorra de forma adequada.
Por todas estas razões, aqui na Chama, nos preocupamos, em primeiro lugar, com a postura adequada dos alunos para a realização de todas as atividades, confeccionando mobiliário especial (cadeiras de posicionamento), com as devidas adaptações, que são individuais.
Nas cadeiras de posicionamento o paciente deve estar bem colocado, estabilizado e com bom alinhamento entre a pelve (quadril) e o tronco, para que possa ocorrer uma melhora do controle motor voluntário, aumentando, também, a funcionalidade dos membros superiores.
Abaixo estão, de forma simplificada, os motivos pelos quais adaptamos o mobiliário ao portador de paralisia cerebral:
-facilitar o cuidado pelos familiares,
-prevenir e/ou corrigir deformidades, contraturas, retrações, etc.,
-inibir padrões anormais de movimento, para que se possa trabalhar a facilitação e o DNPM (desenvolvimento neuropsicomotor) normal,
-facilitar a coordenação manual,
-aumentar a auto-estima, aumentando as potencialidades do paciente,
-diminuir o gasto energético na execução das atividades,
-facilitar as atividades de vida diária.
Elide Marta do Carmo
Fisioterapeuta CREFITO 3/10252